Curso de Agricultura Sintrópica

Venha criar a agricultura do futuro

Há 25 anos começamos nossa agrofloresta, uma jornada longa, mas que nos capacitou para ensinar a Agricultura Sintrópica e ajudar a transformar sua terra em um local produtivo, biodiverso e integrado a natureza.

Seja avisado nos próximos cursos

Teoria e prática em Agricultura Sintrópica

Introdução

Apresentação dos princípios da Agricultura Sintrópica

Projeto de Sistema Agroflorestal

Aprenda a planejar o Sistema Agroflorestal segundo a sucessão natural e estratificação

Implantação e Manejo

Prática do plantio de hortaliças, árvores e preparação do solo

Agrofloresta Avançada

Visita guiada no Sistema Agroflorestal com produção de Açaí, Palmito Pupunha, Cacau, Cupuaçu e diversas outras espécies

Beneficiamento

Aprenda o processamento de frutas secas, preparo da silagem de mandioca e extração do néctar do cacau

Certificado

Ao final, receba um certificado de conclusão do curso

Instrutores

Henrique Sousa

Fazenda modelo em Agricultura Sintrópica

Engenheiro Agrônomo, pioneiro em pesquisas e extensão de sistemas agroflorestais sucessionais – SAF’s em vários biomas e estados do Brasil. Estudou com Ernst Götsch, com quem mantém parceria em pesquisa e extensão. Suas experiências inovadoras no Corredor Central da Mata Atlântica – CCMA e na caatinga da Bahia são referências exitosas de manutenção da conectividade na região do interstício, seja implantando SAF, ou capacitando técnicos de envergadura estadual (INCAPER, EBDA) ou federal (INCRA, Embrapa), comunidades agrícolas ou produtores. Desenvolve campos experimentais de agricultura sintrópica em sua fazenda, Jaguaquara, BA, na Mata Atlântica. Desde 1999, os produtos do seu trabalho na Bahia refletem seu conceito inovador de produção sustentável.

Ernst Gostch

Criou a Agricultura Sintrópica

Agricultor e pesquisador suíço, com mais de 40 anos de experiências e realizações no âmbito da agricultura sustentável. Ao longo de sua vida, Gotsch já fez rebrotar 14 nascentes em uma terra degradada no Sul da Bahia e desenvolveu técnicas de plantio que conciliam produção agrícola e recuperação de áreas degradadas, baseadas em processos que mimetizam a regeneração natural e os processos sintrópicos da vida no planeta. O conjunto de princípios e técnicas derivado desse desenvolvimento foi por ele batizado de Agricultura Sintrópica.

Alimentação Natural

Rose Sousa

Culinária Sintrópica

Toda a alimentação é preparada pela Rose Sousa, esposa de Henrique Sousa. A grande variedade de frutos e raízes como Açaí, Cacau, Cupuaçu, Mel, Banana, palmito, Mandioca entre outros serão recém colhidos e preparados na própria Fazenda Ouro Fino, como de costume há mais de 20 anos. Serão servidos o café-da-manhã, almoço e jantar vegetarianos. Alimentação feita com amor, altamente nutritiva e com um sabor inigualável!

Fazenda Ouro Fino, Jaguaquara - BA